Novena de São José I
Nota
Esta oração foi encontrada no quinquagésimo ano de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Em 1505 ela foi enviada pelo Papa ao Imperador Carlos quando ele estava indo para uma batalha.
Quem quer que leia esta oração ou a escute ou a mantenha junto de si jamais deverá morrer de morte repentina, ou ser afogado, nem mesmo veneno fará mal algum a eles; e muito menos cairão eles nas garras do inimigo, ou se queimarão em alguma chama ou serão mortos em batalha.
Diga esta oração por nove manhãs para obter alguma graça que você deseje.
Não há registro de que tenha falhado alguma vez, então, certifique-se de que realmente deseja o que irá pedir.
Orações Iniciais para todos os dias.
Oh! São José, cuja proteção é tão grande, tão forte, tão imediata diante do trono de Deus, coloco em vossas mãos todos os meus interesses e desejos.Oh! São José, auxilie-me com sua poderosa intercessão, e obtenha para mim do seu divino Filho todas as bênçãos espirituais, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor, para que, tendo-me comprometido aqui, sob seu poder celestial, eu possa oferecer minhas graças e homenagens ao mais amável dos Pais.
Oh São José, jamais me canso de contemplar a ti e a Jesus a dormir em seus braços;
Não me atrevo a me aproximar enquanto Ele repousa junto do teu coração.
Abraçe-O em meu nome e beije-O ao meu último suspiro.
São José, Patrono das almas partidas
Rogai por mim.
Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.
Amém e Amém.
Oh glorioso São José, fiel seguidor de Jesus Cristo, a ti elevamos nossos corações e nossas mãos para implorar vossa poderosa intercessão em obter do benigno coração de Jesus todos os auxílios e graças necessárias ao nosso bem-estar espiritual e carnal, particularmente pela graça de uma morte feliz e o especial favor que agora vos pedimos (mencionar pedido).
Oh! guardião dos encarnados do mundo, sentimo-nos animados e confiantes de que vossas orações em nosso favor serão graciosamente ouvidas ao trono de Deus.
Oh! glorioso São José, pelo amor que tendes por Jesus Cristo e pela glória do Seu nome, escutai as nossas orações e dai-nos o que pedimos. Amém.
Primeiro Dia
Oh! glorioso São José, com sentimentos de inlimitada confiança, vos imploramos que abençoe esta novena que começamos em vossa honra."Vós jamais sois invocado em vão" dizia Santa Teresa do Menino Jesus.
Fazei por mim, portanto, o mesmo o que fizestes pela esposa do Sagrado Coração de Jesus e graciosamente escutai-me assim como a ela escutou. Amém.
São José, rogai por nós!
Segundo Dia
Oh! abençoado São José, pai carinhoso, fiel guardião de Jesus, casto esposo da Mãe de Deus, nós oramos e vos imploramos que ofereça a Deus, o Pai, Seu divino filho, banhado em sangue na Cruz por nós, pecadores, e pelo trino nome sagrado de Jesus obtenhais do Pai eterno o favor pelo qual imploramos vossa intercessão(mencionar pedido).
Pelos esplendores da eternidade, não vos esqueçais das dores daqueles que rezam, daqueles que choram;
Permitai que, através de vossas orações e as de vossa sacratíssima esposa, o Coração de Jesus seja comovido à piedade e ao perdão. Amém.
São José, rogai por nós!
Terceiro Dia
Abençoado São José, acendei em nossos gélidos corações uma faísca da vossa caridade.Que Deus seja sempre o primeiro e único objeto de nossas afeições.
Mantenha nossas almas sempre na graça santificada e, se tivermos a infelicidade de perdê-la, dai-nos a força para repô-la imediatamente através de sincero arrependimento.
Ajudai-nos para que o amor de nosso Deus nos mantenha sempre unidos a Ele. Amém.
Oh! glorioso São José, pelo amor que tendes por Jesus Cristo e pela glória de Seu nome, escutai as nossas preces e concedei-nos o que vos pedimos.
São José, rogai por nós!
Quarto Dia
São José, orgulho do Céu, esperança infalível para nossas vidas, e apoio àqueles na terra, graciosamente aceitai nossa oração de louvor.Fostes nomeado esposo da casta Virgem pelo Criador do mundo.
Ele quis que vós fôsseis chamado "pai" do Mundo e nos servisse como agente de nossa salvação.
Que o Deus trino que outorgou a vós honras celestiais, seja louvado para sempre.
E que Ele nos conceda pelos vossos méritos o gozo da vida abençoada e uma favorável resposta aos nossos pedidos. Amém.
São José, rogai por nós!
Quinto Dia
Oh! sagrado São José, que lição vossa vida é para nós, somos sempre tão ávidos por aparecer, tão ansiosos para ostentar aos olhos dos homens as graças que devemos inteiramente à liberalidade de Deus.Além do favor especial pelo qual declaramos nesta novena (mencionar pedido), concedei que possamos atribuir a Deus a glória de todas as coisas, que amemos a vida humilde e silenciosa, que não desejemos nenhuma outra posição senão a que nos foi concedida pela Providência e que sempre sejamos dóceis intrumentos nas mãos de Deus. Amém.
São José, rogai por nós!
Sexto Dia
Oh! glorioso São José, nomeado pelo Pai Eterno como o guardião e protetor da vida de Jesus Cristo, o conforto e o apoio de Sua Sagrada Mãe, e o instrumento em Seu grande propósito para a redenção da humanidade; vós que tivésseis a felicidade de viver com Jesus e Maria, e de morrer em Seus braços, sê comovido pela confiança que depositamos em vós, e obtenha para nós, do Todo Poderoso, o favor particular que humildemente pedimos pela vossa intercessão (mencionar pedido). Amém.São José, rogai por nós!
Sétimo Dia
Oh! fiel e prudente São José, vigiai nossa fraqueza e nossa inexperiência; concedei-nos a prudência que nos faz lembrar de nosso fim, que dirige nossos passos e nos protege de todo perigo.Rogai por nós, então, Oh grande Santo, e através de seu amor por Jesus e Maria, e do Seu amor por vós, concedei o favor que vos pedimos nesta novena (mencionar pedido). Amém.
São José, rogai por nós!
Oitavo Dia
Oh! abençoado José, a quem foi concedido não apenas ver e ouvir o Deus que muitos reis ansiaram em ver e não viram;Ouvir e não ouviram; mas também carregá-Lo em vossos braços, abraçá-Lo, vesti-Lo, e guardar e defendê-Lo, vinde em nosso auxílio e intercedei junto a Ele para olhar favoravelmente nosso pedido (mencionar pedido). Amém.
São José, rogai por nós!
Nono Dia
Oh! bondoso São José, ajudai-nos a ser como vós, amável com aqueles cuja fraqueza sustenta-se sobre eles;Ajudai-nos a dar àqueles que buscam vosso auxílio, a força para que eles permaneçam inabaláveis.
Dai-nos vossa fé, que possamos ver o verdadeiro brilho sobre as vitórias das forças do bem.
Dai-nos vossa esperança para que permaneçamos seguros, intocáveis pela dúvida, firmes para suportar.
Concedei-nos vosso amor que, enquanto os anos aumentarem, que um coração compreensivo traga-nos paz.
Permitai-nos vossa pureza que, a hora da morte encontre-nos intocados pelo sopro do mal.
Permitai vosso amor de operário que não recusemos a vida que nos chama ao trabalho honesto.
Dai-nos vosso amor de pobreza para que vivamos satisfeitos, independente da riqueza.
Dai-nos vossa coragem para que sejamos fortes;
Dai-nos vossa mansidão para confessar nossos pecados.
Dai-nos vossa paciência para qe possamos possuir o reinos de nossas almas sem angústia.
Ajudai-nos, querido Santo, a viver para que, quando morrermos possamos passar convosco para junto de Jesus e Seus amigos.
Oh! Gloriosos São José, escutai as nossas preces e intercedei pelos nossos pedidos. Amém.
São José, rogai por nós!
Sete Domingos em honra a São José
Oração:
Pois sois santo sem igual e de Deus o mais honrado:Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
Antes que tivesteis nascido, já fosteis santificado, e ao eterno destinado para ser favorecido: nascesteis de esclarecido linhagem e sangue real.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
Vossa vida foi tão pura que em tudo sois em segundo depois de Maria, o mundo não viu mais santa criatura; e assim foi vossa ventura entre todos sem igual.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
Vossa santidade declara aquele caso soberano, quando em vossa santa mão floreceu a seca vara; e para que ninguém duvira, fez o céu esta sinal.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
A vista deste milagre, todo o mundo vos respetava, e parabens vos dava com alegria e contentamento; publicando o casamento com a Rainha Celestial.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
Com júbilo recebesteis a Maria por esposa, Virgem pura, santa, linda, com a qual feliz vivesteis, e por ela conseguisteis dons e luz celestial.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
Ofício de carpinteiro exercitasteis em vida, para ganhar a comida a Jesus, Deus verdadeiro, e a vossa Esposa, luzeiro, companheira virginal.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
A vós e Deus com terno amor dava a um ao outro vida, Vós o com a comida, e Ele a Vós com seu sabor: Vós lhe desteis o suor, e Ele vos deu vida imortal.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
Vós fosteis a concha fina, em onde com inteireza se conservo a pureza daquela Pérola Divina, vossa Esposa e Mãe digna, a qual nos tirou do mal.
Sede, José, nosso advogado nesta vida mortal.
Primeiro Domingo
A dor: Quando estava disposto a repudiar a sua Imaculada esposa.A alegria: Quando o Arcanjo lhe revelou o sublime mistério da encarnação.
Oh! castíssimo esposo de Maria, glorioso São José, que aflição e angustia a de vosso Coração na perplexidade em que estavas sem saber se devias abandonar ou não a vossa esposa sem mancha! mas qual não foi também vossa alegria quando o anjo vos revelou o grande mistério da Encarnação!
Por essa dor e esta alegria vos pedimos consoleis nosso Coração agora e em nossas últimas dores, com a alegria de uma vida justa e de uma santa morte semelhante a vossa, assistidos de Jesus e de Maria.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Segundo Domingo
A dor: Ao ver nascer o menino Jesus na pobreza.A alegria: Ao escutar a harmonia do coro dos anjos e observar a glória dessa noite.
Oh! bienaventurado patriarca, glorioso São José, escolhido para ser pai adotivo do Filho de Deus feito homem: a dor que sentisteis vendo nascer ao menino Jesus em tão grande pobreza se mudou de certo em alegria celestial ao ouvir o harmonioso concerto dos anjos e ao contemplar as maravilhas daquela noite tão resplandecente.
Por essa dor e esta alegria alcançai-nos que depois do caminho desta vida possamos ir escutar as adorações dos anjos e a gozar dos resplandores da glória celestial.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Terceiro Domingo
A dor: Quando o sangue do menino Salvador foi derramado em sua circuncisão.A alegria: Ao ouvir o nome de Jesus.
Oh! executor obedientíssimo das leis divinas, glorioso São José: o sangue preciosíssimo que o Redentor menino derramou em sua circuncisão vos traspassou o coração; mas o nome de Jesus que então lhe deram, vos confortou e encheu de alegria.
Por essa dor e esta alegria alcançai-nos viver separados de todo pecado, a fim de expirar alegres, com o santíssimo nome de Jesus no Coração e nos lábios.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quarto Domingo
A dor: A profecia de Simão, ao predizer os sofrimentos de Jesus e Maria.A alegria: A profecia da salvação e gloriosa ressurreição de inumeráveis almas.
Oh! Santo fidelíssimo, que tivesteis parte nos mistérios de nossa redenção, glorioso São José; ainda que a profecia de Simão acerca dos sofrimentos que deviam passar Jesus e Maria vos causou dor mortal, sem dúvida vos encheu também de alegria, anunciando vos ao mesmo tempo a salvação e ressurreição gloriosa que dali se seguiria para um grande número de almas.
Por essa dor e por esta alegria consegui-nos de sermos do número dos que, pelos méritos de Jesus e a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, haverão de ressucitar gloriosamente.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Quinto Domingo
A dor: Em seu trabalho de educar e servir ao Filho do Altíssimo, especialmente na viagem a Egito.A alegria: Ao ter sempre com ele a Deus verdadeiro, e vendo a queda dos ídolos do Egito.
Oh! custodio vigilante, familiar íntimo do Filho de Deus feito homem, glorioso São José, quanto sofrestes tendo que alimentar e servir ao Filho do Altíssimo, particularmente em vossa fuga ao Egito!, mas quão grande foi também vossa alegria tendo sempre convosco ao mesmo Deus e vendo derrubados os ídolos do Egito.
Por essa dor e esta alegria, alcançai-nos afastar para sempre de nós o tirano infernal, sobre tudo fugindo das ocasiões perigosas, e derrubar de nosso coração todo ídolo de afeto terreno, para que, ocupados em servir a Jesus e Maria, vivamos tão somente para eles e morramos alegres em seu amor.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sexto Domingo
A dor: Ao regressar a sua Nazare por medo a Arquelau.A alegria: Ao regressar com Jesus do Egito a Nazare e a confiança estabelecida pelo anjo.
Oh! anjo da terra, glorioso São José, que pudesteis admirar ao Rei dos céus, submetido a vossos mais mínimos mandatos; ainda que a alegria ao trazer-lhe do Egito se mudou por temor a Arquelau, sem dúvida, tranquilizado logo pelo anjo, vivesteis feliz em Nazare com Jesus e Maria.
Por essa dor e esta alegria, alcançai-nos a graça de desterrar de nosso Coração todo temor nocivo, possuir a paz de conciencia, viver seguros com Jesus e Maria e morrer também assistidos por eles.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Sétimo Domingo
A dor: Quando sem culpa perde a Jesus, e o busca com angustia por três dias.A alegria: Ao encontra-lo em meio aos doutores no Templo.
Oh! modelo de toda santidade, glorioso São José, que havendo perdido sem culpa vossa ao menino Jesus, o buscasteis durante três dias com profunda dor, até que, cheio de alegria, o achasteis no templo, em meio dos doutores.
Por essa dor e esta alegria, vos suplicamos com palavras saidas do coração, intercedais em nosso favor para que jamais nos suceda perder a Jesus por algum pecado grave.
Mas, se por desgraça o perdermos, fazei que o busquemos com tal dor que não achemos sossego até encontrar-lo benigno sobre tudo em nossa morte, a fim de irmos ao céu e cantar eternamente convosco suas divinas misericórdias.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Devoção dos Trinta Dias a São José
Oh! amabilíssimo Patriarca, Senhor São José! Desde o abismo de minha pequenez, dor e ansiedade, vos contemplo com emoção e alegria de minha alma em vosso apoio do céu, como glória e alegria dos bem-aventurados, mas também como pai dos orfãos na terra, consolador dos tristes, amparador dos desvalidos, alegria e amor de teus devotos ante o trono de Deus, de teu Jesus e de tua santa Esposa.
Por isso eu, pobre, desvalido, triste e necessitado, a Vos dirijo hoje e sempre minhas lágrimas e penas, meus rogos e clamores da alma, meus arrependimentos e minhas esperanças;
E hoje especialmente vos trago ante vosso altar e vossa imagem uma pena que consolais, um mal que remediais, uma desgraça que impessais, uma necesidade que socorreis, uma graça que obtenhais para mim e para meus seres queridos.
E para comover-vos e obrigar-vos a ouvir-me e conseguir-me, vos pedirei e demandarei durante trinta dias continuos em reverência aos trinta anos que vivesteis na terra com Jesus e Maria, e vos pedirei, urgente e confiante, invocando todos os títulos que tenhas para compadecer-vos de mim e todos os motivos que tenho para esperar que não vos negareis a ouvir meu pedido e remediar minha necessidade;
Sendo tão certa minha fé em vossa bondade e poder, que ao senti-la Vós sentireis também obrigado a obter e dar-me mais ainda do que vos peço, e desejo.
Vos peço pela bondade divina que obrigou ao Verbo Eterno a encarnar-se e nascer na pobre natureza humana, como Deus de Deus, Deus homem, Deus do homem, Deus com o homem.
Vos suplico por vossa ansiedade de sentir-vos obrigado a abandonar a vossa santa Esposa, deixando-a sozinha, e vos vendo sozinho sem ela.
Vos rogo por vossa resignação dolorosíssima para buscar um estabulo e um casebre para palácio e abrigo de Deus, nascido entre os homens, que lhe obrigaram a nascer entre animais.
Vos imploro pela dolorosíssima e humilhante circuncisão de vosso Jesus, e pelo o Santo e dulcíssimo nome que lhe colocasteis por ordem do Eterno para alegria, amor e esperança nossa.
Vos demando por vosso sobressalto ao ouvir do anjo a morte decretada contra vosso Filho Deus, por vossa obedientíssima fuga ao Egito, pelas penalidades e perigos do caminho, pela pobreza do desterro, e por vossas ansidades ao voltar do Egito a Nazare.
Vos peço por vossa aflição dolorosa de três dias ao perder a vosso Filho, e por vossa consolação suavíssima ao encontrar lhe no templo;
Por vossa felicidade inefável dos trinta anos que vivesteis em Nazare com Jesus e Maria sujeitos a vossa autoridade e Providência.
Vos rogo e espero pelo heróico sacrifício, com que oferecesteis a vítima de vosso Jesus ao Deus Eterno para a cruz e para a morte por nossos pecados e nossa redenção.
Vos demando pela dolorosa previsão, que vos fazia todos os dias ao contemplar aquelas mãos infantis, pregadas um dia na Cruz por agudos cravos;
Aquela cabeça que se reclinava dulcíssimamente sobre vosso peito, coroada de espinhos; aquele corpo divino que apertavas contra vosso coração, ensanguentado e estendido sobre os braços da Cruz; aquele último momento em que o verias expirar e morrer por mim, por minha alma, por meus pecados.
Vos peço por vosso dulcíssimo trânsito desta vida nos braços de Jesus e Maria, e vossa entrada no Limbo dos Justos no céu, onde tinhas vosso trono de poder.
Vos suplico por vosso alegria e vossa glória, quando contemplasteis a Ressurreição de vosso Jesus, sua subida e entrada nos céus e seu trono de Rei imortal dos séculos.
Vos demando por vossa felicidade inefável quando visteis sair do sepulcro a vossa Santíssima Esposa, ressucitada, e ser levada aos céus por anjos, e coroada pelo Eterno, e entronizada em um lugar junto ao vosso como Mãe, Senhora e Rainha do Céus, dos anjos e dos homens.
Vos peço e rogo e espero confiadamente por vossos trabalhos, penalidades e sacrifícios na terra, e por vossos triunfos e glória, feliz bem-aventuranza no céu com vosso Filho Jesus e vossa esposa Santa Maria.
Oh! meu bom São José! eu, inspirado nos ensinamentos da Igreja Santa e de seus Doutores e Teólogos e no sentido universal do povo cristão, sinto em mim uma força misteriosa, que me alenta e obriga a pedir-vos e suplicar-vos e esperar que me obtenhas de Deus a grande e extraordinaria graça que vou a por ante este teu altar e imagem e ante teu trono de bondade e poder no céu:
Assim espero, Santo Patriarca.
Aqui, levantado o Coração ao alto, se pedirá ao Santo com amorosa insistencia a graça que se deseja.
Por isso eu, pobre, desvalido, triste e necessitado, a Vos dirijo hoje e sempre minhas lágrimas e penas, meus rogos e clamores da alma, meus arrependimentos e minhas esperanças;
E hoje especialmente vos trago ante vosso altar e vossa imagem uma pena que consolais, um mal que remediais, uma desgraça que impessais, uma necesidade que socorreis, uma graça que obtenhais para mim e para meus seres queridos.
E para comover-vos e obrigar-vos a ouvir-me e conseguir-me, vos pedirei e demandarei durante trinta dias continuos em reverência aos trinta anos que vivesteis na terra com Jesus e Maria, e vos pedirei, urgente e confiante, invocando todos os títulos que tenhas para compadecer-vos de mim e todos os motivos que tenho para esperar que não vos negareis a ouvir meu pedido e remediar minha necessidade;
Sendo tão certa minha fé em vossa bondade e poder, que ao senti-la Vós sentireis também obrigado a obter e dar-me mais ainda do que vos peço, e desejo.
Vos peço pela bondade divina que obrigou ao Verbo Eterno a encarnar-se e nascer na pobre natureza humana, como Deus de Deus, Deus homem, Deus do homem, Deus com o homem.
Vos suplico por vossa ansiedade de sentir-vos obrigado a abandonar a vossa santa Esposa, deixando-a sozinha, e vos vendo sozinho sem ela.
Vos rogo por vossa resignação dolorosíssima para buscar um estabulo e um casebre para palácio e abrigo de Deus, nascido entre os homens, que lhe obrigaram a nascer entre animais.
Vos imploro pela dolorosíssima e humilhante circuncisão de vosso Jesus, e pelo o Santo e dulcíssimo nome que lhe colocasteis por ordem do Eterno para alegria, amor e esperança nossa.
Vos demando por vosso sobressalto ao ouvir do anjo a morte decretada contra vosso Filho Deus, por vossa obedientíssima fuga ao Egito, pelas penalidades e perigos do caminho, pela pobreza do desterro, e por vossas ansidades ao voltar do Egito a Nazare.
Vos peço por vossa aflição dolorosa de três dias ao perder a vosso Filho, e por vossa consolação suavíssima ao encontrar lhe no templo;
Por vossa felicidade inefável dos trinta anos que vivesteis em Nazare com Jesus e Maria sujeitos a vossa autoridade e Providência.
Vos rogo e espero pelo heróico sacrifício, com que oferecesteis a vítima de vosso Jesus ao Deus Eterno para a cruz e para a morte por nossos pecados e nossa redenção.
Vos demando pela dolorosa previsão, que vos fazia todos os dias ao contemplar aquelas mãos infantis, pregadas um dia na Cruz por agudos cravos;
Aquela cabeça que se reclinava dulcíssimamente sobre vosso peito, coroada de espinhos; aquele corpo divino que apertavas contra vosso coração, ensanguentado e estendido sobre os braços da Cruz; aquele último momento em que o verias expirar e morrer por mim, por minha alma, por meus pecados.
Vos peço por vosso dulcíssimo trânsito desta vida nos braços de Jesus e Maria, e vossa entrada no Limbo dos Justos no céu, onde tinhas vosso trono de poder.
Vos suplico por vosso alegria e vossa glória, quando contemplasteis a Ressurreição de vosso Jesus, sua subida e entrada nos céus e seu trono de Rei imortal dos séculos.
Vos demando por vossa felicidade inefável quando visteis sair do sepulcro a vossa Santíssima Esposa, ressucitada, e ser levada aos céus por anjos, e coroada pelo Eterno, e entronizada em um lugar junto ao vosso como Mãe, Senhora e Rainha do Céus, dos anjos e dos homens.
Vos peço e rogo e espero confiadamente por vossos trabalhos, penalidades e sacrifícios na terra, e por vossos triunfos e glória, feliz bem-aventuranza no céu com vosso Filho Jesus e vossa esposa Santa Maria.
Oh! meu bom São José! eu, inspirado nos ensinamentos da Igreja Santa e de seus Doutores e Teólogos e no sentido universal do povo cristão, sinto em mim uma força misteriosa, que me alenta e obriga a pedir-vos e suplicar-vos e esperar que me obtenhas de Deus a grande e extraordinaria graça que vou a por ante este teu altar e imagem e ante teu trono de bondade e poder no céu:
Assim espero, Santo Patriarca.
Aqui, levantado o Coração ao alto, se pedirá ao Santo com amorosa insistencia a graça que se deseja.
Novena a São José II
Oração inicial de todos os dias
Fazer o sinal da cruz.Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas um só Deus verdadeiro, em quem creio e espero e a quem amo com todo meu coração.
Vos dou graças por haver honrado sobre todos os santos a São José com a dignidade incomparável de pai adotivo de Jesus, filho de Deus, e esposo verdadeiro de Maria, Mãe de Deus.
Ajudai-me a honra-lo e merecer sua proteção em vida e na hora da morte.
São José patrono da Igreja, chefe da Sagrada Família, vos elejo por pai e protetor em todo perigo e em toda necesidade.
Mostrai a minha alma a pureza de vosso coração, vossa santidade para que a imite e vosso amor para agradecer-vos e corresponder-vos.
Ensinai-me a orar, vosso que sois mestre de oração e alcançai-me de Jesus por Maria a graça de viver e morrer santamente. Amém.
Meditação do dia correspondente e fazer o pedido pela qual se oferece a novena.
Oração Final de todos os dias
Recordai-VosRecordai-Vos! Oh! castíssimo esposo da Virgem Maria, doce protetor meu São José que jamais se tem ouvido dizer que nenhum dos que tem invocado vossa proteção e implorado vosso auxilio, tivesse ficado sem auxilio!
Animado com esta confiança, venho a vossa presença e me recomendo fervorosamente a vossa bondade.
Não desprezes minhas súplicas, oh! pai adotivo do Redentor, antes bem acolhei-as propicio e dignai-Vos socorrer-me com piedade.
Amém.
Primeiro Dia:
A Fé de São JoséA fé é uma virtude sobrenatural que nos inclina a crer em tudo o que Deus tem revelado e a Igreja nos propõe.
E a virtude sobre a qual se apoiam todas as demais virtudes, pois sem ela não participamos da vida da graça.
São José creu com uma fé tão viva que somente a santíssima Virgem pode supera-lo.
Toda sua vida foi verdadeiramente uma vida de fé, um ato continuo de fé.
Segundo Dia:
Fervor de São JoséO fervor é a prontidão de vontade no serviço de Deus.
São José, servo bom e fiel, sempre viveu e trabalhou por fazer com perfeição e diligencia a vontade de Deus, ainda que lhe ocasionasse grandes sacrifícios.
Os que amam como São José estão dispostos a sacrificar tudo quanto o Senhor lhes peça.
Terceiro Dia:
Amor de São José ao próximoO amor com que amamos a Deus e o amor com que amamos ao próximo é um so amor: são duas ramas de uma mesma raiz porque se ao próximo não lhe amamos por Deus e com Deus não lhe amamos com amor verdadeiro.
O amor de São José a Deus é o maior que se pode encontrar depois da Virgem Maria; seu amor ao próximo, por tanto, é também o maior depois do da Rainha do Céu.
Quarto Dia:
Prudência de São JoséA prudência é ao virtude que dirige todas as coisas a bom fim.
Nenhuma virtude faz sem que ela lhe ordene o modo e o tempo em que deve faze-lo.
A prudência serviu de guia a São José para levar a cabo feliz a missão do Senhor de ser custodio de Jesus e esposo de Maria, a pesar dos grandes trabalhos e contradições que achou em seu caminho.
Quinto Dia:
Fortaleza de São JoséA fortaleza é uma firmeza de animo, uma presença de espírito, contra todos os males e contrariedades.
A vida de São José, depois da de Jesus e Maria, foi a que maiores contradições experimentou; devia ser também um homem forte.
Belém, Nazaret, Egito, demonstraram o heroísmo da fortaleza do Santo, que sofreu com constância todos as dores e trabalhos de sua vida.
Sexto Dia:
Pureza de São JoséSão José foi custodio de Cristo Jesus, e verdadeiro esposo da mais pura criatura, Maria Mãe de Deus.
São José apareceu aos olhos de Deus adornado com tanta pureza que o Senhor lhe confiou seus maiores tesouros.
Com este exemplo sublime de pureza não nos animaremos a sermos puros em pensamentos, palavras e obras?
Sétimo Dia:
Pobreza de São JoséBem-aventurados são os pobres de Cristo, que vivem desprendidos dos bens deste mundo e dão a seus irmãos ainda que lhes falte.
São José tinha ante si o exemplo de Maria e o exemplo de Jesus, filho de Deus, que para pregar o desprendimento e o amor a pobreza se fez pobre, tendo por abrigo uma mangedoura em seu nascimento.
Viveu pobre São José e deu de sua pobreza aos mais necessitados.
Oitavo Dia:
Paciência de São JoséE esta uma virtude que nos faz sublevar com alegria e paz todos os males da vida por amor de Deus.
E necessaria a paciência para alcançar o ceu; e não ha virtude de mais freqüente exercício desde que existe o pecado.
A vida de São José teve muitas penas mas ele padeceu com paz, com alegria e completamente resignado a vontade de Deus.
Nono Dia:
Conformidade de São José com a vontade de DeusTodos temos absoluta necessidade desta santa virtude, pois com ela nossa vida se faz um céu e sem ela se torna um inferno.
São José, modelo acabado de todas as virtudes, o é especialmente de conformidade com a vontade de Deus.
Toda sua vida foi cheia de alegrias e de penas, é escolhido por Deus Pai para que fizesse suas vezes na Sagrada família, cuidando de Jesus e de Maria, praticou constantemente esta virtude.
Ave, ó São José
Ave, ó São José,
homem justo,
esposo virginal de Maria,
e pai davídico do Messias;
bendito és tu entre os homens,
e bendito é o filho de Deus
que a ti foi confiado:
Jesus.
São José,
Padroeiro da Igreja universal,
guarda as nossas famílias
na paz e na graça divina,
e socorre-nos na hora
da nossa morte.
Ámen.
Devoção do dia 19 de cada mês
Oração a Maria Santíssima
Amabilíssima Mãe minha; Gostais tanto de que veneremos a vosso querido esposo São José, acendei mais em meu coração a chama da devoção a tão grande santo, e pela reverencia e amor que lhe tens, vos suplico me alcanceis de vosso divino Filho o perdão de meus pecados e a graça que necessito para minha salvação; favor que espero não me negareis pondo por medianeiro a meu patrono e advogado São José. Amém.Oração a São José
Gloriosíssimo patriarca São José, digníssimo esposo da Mãe de Deus, pai adotivo de nosso adorável Redentor e poderosíssimo advogado nosso em toda tribulação, em toda necessidade e em todo perigo: vos elejo por meu patrono e advogado para toda minha vida e para minha morte.Vos peço humilde e com toda minha alma que me recebais, santo meu, por perpétuo servo e escravo vosso, e que com vosso poderoso valimento me alcanceis a continua proteção de vossa Esposa, a Imaculada Virgem Maria e as misericórdias de meu amantíssimo Jesus.
Assisti-me sempre e abençoai minhas palavras, obras, ações, pensamentos e desejos para que em tudo esteja de acordo com a vontade divina, e assim, servindo-vos constantemente, logre com vosso patrocinio uma feliz morte. Assim seja, Jesus, Maria e José.
Felicitações a São José por seus sete principais privilégios e as felicidades dispensadas pelo Senhor:
Primeiro Privilégio
Vos felicito, glorioso São José, e dou infinitas graças a Deus por ter-vos escolhido para pai adotivo de seu unigênito Filho e para guia do mesmo Jesus e de sua Santíssima Mãe em suas penosas viagens durante sua vida mortal: por esta vossa felicidade, vos suplico que me guiais em minha viagem desta vida a eterna, alcançando-me a graça de purificar minha alma no santo Sacramento da penitência. Assim seja, Jesus, Maria e José.Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Jesus e Maria, José, Joaquim e Ana, na vida e na morte amparai a minha alma.
Segundo Privilégio
Vos felicito, glorioso São José, e dou infinitas graças a Deus porque vos concedeu favor de guardar da perseguição de Herodes, para beneficio do mundo, a Jesus Cristo , verdadeiro Pão da vida: por esta vossa felicidade vos suplico, que me ajudeis a recebe-lo dignamente com frequencia, e particularmente, antes de morrer, por viático e prenda da vida eterna. Assim seja, Jesus, Maria e José.Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Jesus e Maria , José, Joaquim e Ana, em vida e em morte amparai a minha alma.
Terceiro Privilégio
Vos felicito, glorioso São José, e dou infinitas graças a Deus, porque vos concedeu a honra de fortalecer-vos e santificar-vos com o frequente contato e o trato íntimo de nosso adorável Redentor: por esta vossa felicidade vos suplico que me alcanceis a graça não morrer sem o auxílio espiritual do Sacramento da Extrema Unção que alivia a enfermidade corporal, se convém, e cura a alma dos pecados. Assim seja, Jesus, Maria e José.Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Jesus e Maria, José, Joaquim e Ana, na vida e na morte amparai a minha alma.
Quarto Privilégio
Vos felicito, glorioso São José, e dou infinitas graças a Deus porque vos concedeu uma fé vivíssima e constante com que cresteis que era obra do Espírito Santo o fruto de vossa puríssima Esposa: por esta vossa felicidade, vos suplico que me alcanceis a incomparável de viver e morrer com a maior firmeza na santa fé católica. Assim seja, Jesus, Maria e José.Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Jesus e Maria, José, Joaquim e Ana, na vida e na morte amparai a minha alma.
Quinto Privilégio
Vos felicito, glorioso São José, e dou infinitas graças a Deus por ter vos escolhido para fiel ministro de Jesus e Maria na terra: por esta vossa grande felicidade, vos suplico que me alcanceis a de saber vos imitar, sirvindo fiel e constantemente a Deus e a sua divina Mãe. Assim seja, Jesus, Maria e José.Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Jesus e Maria, José, Joaquim e Ana, na vida e na morte amparai a minha alma.
Sexto Privilégio
Vos felicito, glorioso São José, e dou infinitas graças a Deus porque vos concedeu a graça de morrer assistido com o maior carinho por Jesus e Maria : por esta vossa inefável felicidade, vos suplico que me alcanceis a de morrer abrasado em amor de Deus e assistido por vossa Imaculada Esposa e por Vós mesmo. Assim seja, Jesus, Maria e José.Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Jesus e Maria, José, Joaquim e Ana, na vida e na morte amparai a minha alma.
Sétimo Privilégio
Vos felicito, glorioso São José, e dou infinitas graças a Deus pelo privilégio que vós tivestes de ressucitar com Jesus Cristo e subir a eterna glória: por esta vossa honra, vos suplico que me alcanceis a de encontrar-me na hora de minha morte, disposto para merecer, desde aquele momento, o descanso eterno dos santos. Assim seja, Jesus, Maria e José.Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Jesus e Maria, José, Joaquim e Ana, na vida e na morte amparai a minha alma.